top of page

Matemática para crianças: como introduzir os números na educação infantil?

Ensinar matemática para crianças pode ser tão divertido e prazeroso quanto aprender sobre cores ou letras. Tão importante quanto o processo de alfabetização, por exemplo, a disciplina estimula as habilidades cognitivas e o raciocínio lógico – capacidades essenciais para qualquer pessoa. E, por isso, deve fazer parte do processo de aprendizado desde cedo.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a matemática vai além dos números ou somas. Na educação infantil, aliás, a ideia é justamente que as crianças aprendam conceitos básicos e para que servem as operações, por exemplo.

Este conhecimento, uma vez adquirido da forma correta, permitirá que as crianças desenvolvam a base pedagógica necessária para as etapas seguintes, na vida escolar e pessoal. Afinal, diariamente colocamos em prática os conceitos matemáticos por meio dos números, formas geométricas e medidas.

Como ensinar matemática para crianças?

Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelam que sete entre cada dez alunos apresentam nível de aprendizado matemático insuficiente. Os números refletem o tamanho do desafio do professor.

A boa notícia é que é possível romper este ciclo e os paradigmas que rondam a disciplina. Para isso, no entanto, é preciso desenvolver competências, despertar o interesse dos alunos e, principalmente, ensinar matemática para crianças de um jeito diferente, incluindo a disciplina no cotidiano do aluno.

Sim! Pode não parecer, mas usamos a matemática em tudo. As crianças, por exemplo, usam enquanto brincam, calculam distâncias ou montam blocos. Quando passam a compreender conceitos e comandos como “para cima” e “para baixo”, elas também estão aplicando a disciplina.

E é assim que o ensino de matemática para crianças deve ser. Para além da teoria, usar ferramentas, como jogos, música, brincadeiras, entre outros, pode ajudar a colocar a disciplina no dia a dia dos pequenos de um jeito divertido e prazeroso.

Dentre os melhores jogos ou brincadeiras para ensinar matemática para crianças, podemos destacar:

  1. Bingo infantil

  2. Blocos de montar

  3. Quebra-cabeça

  4. Jogo da memória

  5. Dominó

  6. Cubo mágico

As crianças se guiam pelo mágico e pela ludicidade. Por isso, este tipo de atividade é tão importante: elas permitem que os pequenos alunos se mantenham concentrados e aprendam a enfrentar desafios, buscar soluções, criticar e criar estratégias.

Relação entre matemática e alfabetização

como-ensinar-matematica-para-criancas

Quando falamos em matemática para crianças, muitas vezes esquecemos do elo importante que a disciplina tem com o processo de alfabetização. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), por exemplo, entende que a matemática deve ser considerada dentro do letramento.

Isso porque é por meio desta disciplina que as crianças desenvolvem o pensamento lógico, básico para a construção de conhecimentos em outras áreas. Além disso, o ensino da matemática para crianças estimula o exercício da resolução de desafios e desenvolvimento de habilidades como:

  1. Organização;

  2. Concentração;

  3. Equilíbrio emocional;

  4. Memorização;

  5. Noção de espaço e ambiente;

  6. Percepção de mundo; e

  7. Atenção.

Daí a importância de estimular o conhecimento ainda na educação infantil. Tudo o que as crianças aprendem nesta fase certamente contribuirá para sua formação como um todo – o que inclui o letramento e alfabetização.

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page