top of page

Como fazer planejamento de aulas com base na neurociência?

Início de ano é sinônimo de planejamento de aulas. Indispensável para qualquer profissional da área de Educação, o recurso garante que o processo de ensino-aprendizagem seja eficiente e exitoso. Afinal, nada melhor do que aulas bem estruturadas para que estudantes e professores se sintam estimulados, não é mesmo?

Na prática, o planejamento de aulas é um documento que traz em detalhes tudo o que o professor pretende fazer durante a aula, com clareza e objetividade.

Mas, mais do que simplesmente colocar no papel o conteúdo que será aprendido, é preciso traçar estratégias de ensino inteligentes, que contemplem as características de aprendizado dos alunos. E é aí que entra a neurociência.

Além de estudar o sistema nervoso e suas funcionalidades, esta ciência, quando aplicada ao ensino, ajuda a aprimorar os métodos e a forma como o conhecimento é transmitido e compreendido.

Importância da neurociência para o planejamento de aulas

Entender como o cérebro das crianças funciona e aprende tem se mostrado essencial. Isso porque o aprendizado ocorre dentro do sistema nervoso, que coloca os sentidos para trabalhar e depois leva a informação para o cérebro, onde ela será processada, compreendida e armazenada.

Acontece que, caso não sejam aplicados os estímulos corretos, o conhecimento adquirido pode ser esquecido. Daí a importância de aprofundar o entendimento sobre os mecanismos neurais.

Nas últimas décadas, aliás, o assunto ganhou ainda mais evidência e profissionais da área de Educação passaram a apostar na neurociência também como base para o planejamento de aulas.

Uma vez que ajuda a entender o desenvolvimento do aluno, esta área do estudo também possibilita a adoção de estratégias adequadas para o aprendizado, de acordo com as características e perfis de cada um. Não entendeu? A gente explica!

Do tema inicial até o que se espera do aluno ao final das atividades, o planejamento de aulas com base na neurociência também funciona como um roteiro, mas deve ser mais flexível.

É preciso, por exemplo, prever a participação dos alunos na escolha de conteúdos de acordo com as suas habilidades e interesse. Isso garante uma adequação às necessidades da pessoa – um olhar mais humano e atento ao estudante e suas barreiras.

Além disso, é importante prever a prática oral, visual e auditiva, bem como práticas de memorização, reforçando a compreensão do conteúdo ensinado em sala de aula. A elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes também é essencial e esbarra no olhar atento que mencionamos anteriormente e que é tão crucial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico das crianças.

Como começar o neuroplanejamento?

neuroplanejamento

O professor é especialista e responsável pelo processo de construção e desenvolvimento de outro ser humano. E ele deve se enxergar dessa maneira, embora não seja uma tarefa tão simples. Essa virada de chave certamente tornará a aprendizagem mais eficiente – e o planejamento ainda mais estratégico.

Para ajudar os profissionais da área de Educação a compreenderem o seu papel e, assim, garantir uma prática educacional efetiva, Carla Silva, psicopedagoga e fundadora da Oficina da Inteligência, criou o curso “Neuroplanejamento de Aulas”.

Com aulas teóricas e práticas, o curso esclarece conceitos básicos e direciona os professores para que eles possam fazer um planejamento de aulas eficiente e otimizado. Boas práticas que prometem conduzir os estudantes ao sucesso, sem aulas improvisadas – extremamente prejudiciais no ambiente de sala de aula – e com um foco em atividades compatíveis com o tempo disponível e o interesse dos alunos.

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a plataforma visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino oferecendo treinamentos a professores.

Com uma visão 360º, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

4 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page