top of page

Atividades de alfabetização para pais e filhos

Durante os primeiros anos da Educação Infantil as atividades de alfabetização estimulam diferentes habilidades e passam a fazer parte da rotina das crianças. Nesta fase é essencial para a cognição e para a formação de um indivíduo. 

Em casa, a participação ativa dos pais possibilita condições favoráveis e lúdicas à criança, fazendo com que ela se sinta confortável e capaz de seguir adiante. Afinal, as crianças precisam receber diferentes estímulos que desenvolvem e preparam para a fase de leitura e escrita posteriormente.

Ou seja, para um processo de alfabetização ainda mais completo e de qualidade, a equação deve considerar essa integração pais-escola. Quanto mais rico em experiências for o ambiente, mais a compreensão do mundo da criança será ampliada. 

Importância da presença dos pais nas atividades de alfabetização

Saber ler e escrever é a base para uma educação construtiva e formação do ser humano – pessoas não alfabetizadas, aliás, tendem a ficar à margem da sociedade. Mas, quando falamos em alfabetização, é importante entender o papel dos pais neste processo. E ele vai além do acompanhamento da rotina escolar.

Na prática, o processo de aprendizagem antecede, inclusive, a vivência escolar. É em casa, por exemplo, que as crianças formam as primeiras palavras, ampliam seu vocabulário, interagem por meio da linguagem, compreendem o que lhe falam e ensinam, desenvolvem autonomia e têm contato com sinais e significados, que são a base para um raciocínio linear. 

Por isso, quando introduzimos a leitura e a escrita, essa participação dos pais se torna ainda mais essencial. Afinal, é interessante e ideal que as crianças tenham acesso a ferramentas e situações que façam parte do seu cotidiano para que possam desenvolver algumas habilidades e competências essenciais para a convivência e a interação social.

Ainda nesse sentido, especialistas afirmam que pais presentes e dispostos a contribuir com o desenvolvimento infantil garantem um processo de aprendizagem e alfabetização mais rápido, seguro e dinâmico. 

Por outro lado, é importante mencionar que as atividades de alfabetização não devem seguir apenas o modelo tradicional de ensino. O ideal é estimular o lado lúdico e incentivar a leitura para que as crianças possam exercitar os conteúdos aprendidos em sala de aula. Outro ponto importante é fazer a estimulação auditiva, uma vez que fazer o reconhecimento dos sons de cada letra é base para um bom processo de alfabetização. 

E engana-se quem pensa que é preciso se reinventar para ajudar no desenvolvimento da leitura e da escrita. Confira algumas atividades de alfabetização ideais para serem feitas entre pais e filhos!

Desperte o hábito da leitura

atividades-de-alfabetizacao

Não dá para falar de alfabetização sem citar o hábito da leitura. Esse tipo de atividade incentiva o gosto pelos livros desde cedo e amplia o conhecimento das crianças, uma vez que elas passam a ter um contato maior com as palavras e frases. 

Crianças menores, por exemplo, podem começar com livros mais lúdicos e cheios de imagens. Os pais, por sua vez, também podem ler para seus filhos diferentes gêneros literários infantis. As situações do dia a dia também são boas oportunidades para incentivar a leitura: é possível ler rótulos, livros de receita, embalagens e muito mais. 

Estimule a escrita

O estímulo à escrita também integra a lista de atividades de alfabetização. É possível, por exemplo, incentivar o pequeno a nomear e a passar para o papel seus sentimentos ou, ainda, a escrever uma carta para um amiguinho, fazer a lista de compras e assim por diante. Por meio do desenho, e dependendo da idade, é possível incentivar a escrita espontânea de diferentes acontecimentos. 

Também é importantíssimo que os pais apostem em jogos de rimas com imagens, jogos auditivos, como reconhecer e nomear sons do ambiente, som dos animais, instrumentos musicais etc. Preparar o ouvido para escutar e distinguir sons, preparará a criança para ouvir e identificar fonemas e relacioná-los às letras, por exemplo.

Incentive o desenho livre

Pode não parecer, mas o desenho é importante no processo de alfabetização, uma vez que incentiva a representação simbólica e estimula o desenvolvimento socioemocional, motor e artístico.

Além disso, o ato de desenhar em si promove a coordenação motora fina e permite que a criança aprenda a segurar o lápis, objetos e rabisque de diferentes maneiras, além de recortar e costurar coisas. Há, ainda, ganhos em relação à atribuição de significados e construção do imaginário e da personalidade de cada criança.

Brinque mais

Não existe tempo de qualidade melhor do que brincar. Toda criança ama brincar com os pais, não é mesmo? Então, por que não aproveitar o momento para fazer algumas atividades de alfabetização?

É possível, por exemplo, falar para as crianças sobre as coisas que existem fora de casa, como as luzes dos faróis dos carros, a cor de placa de sinalização ou os pássaros, pedindo, em seguida, que elas emitem alguns sons ou reproduzam estes itens no papel.

Outra dica é rimar as palavras. Você pode usar músicas e poemas já escritos ou usar a sua imaginação. Isso ampliará o vocabulário e conhecimento das crianças.

Acompanhe as melhores dicas sobre aprendizagem infantil!

Facilitar o processo de aprendizagem infantil, capacitando pais e profissionais, é o objetivo da Oficina da Inteligência. Fundada pela psicopedagoga Carla Silva e pelo CEO Willian Moreira, a iniciativa visa transformar as relações humanas e melhorar o processo de ensino, oferecendo treinamentos aos professores.

Com uma visão 360°, o site oferece também aos pais todo o conhecimento necessário para que possam participar desta jornada de conhecimento e desenvolvimento. Entre em contato!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page